Anita Leocádia Prestes, filha do lendário Luiz Carlos Prestes, em Santos

09/08/2013 10:43

Prestes foi um dos ícones do Partido Comunista Brasileiro, aliás o último senador comunista em nosso país. Mesmo participando do parlamento burguês, também é conhecido - indubitavelmente - como um revolucionário. Foi, também, companheiro da alemã Olga Benário, com a qual teve uma filha: Anita Leocádia Prestes, historiadora, professora emérita da UFRJ.

Anita dispensa apresentações. Nasceu na Alemanha, em um campo de concentração nazista, e após o desmame foi entregue para sua avó paterna (mãe de Prestes) para que sua mãe fosse morta no campo de concentração visto que, além de comunista, Olga tinha ascendência judia. Os ascendentes diretos de Anita são, portanto, ícones incontestes do movimento comunista brasileiro.

Contudo, Anita não fica para trás: com posicionamentos firmes, o avanço de sua idade se apequena diante da combatividade militante que emana de suas preleções. É mais uma prova contra o argumento tacanho de que quando ficarmos velhos nos acomodaremos; se é assim, sejamos jovens centenários se for o caso!

Orientamos todos os militantes, recrutandos e amigos do PCB a participarem deste evento, assim como da vida orgânica da Associação Cultural José Martí da Baixada Santista. Somente assim, nos instrumentalizando da produção oral e escrita de nossos intelectuais e nos dialogando com outras forças que são aliadas, é que avançaremos nas lutas. Força e ação!