O PCB e as eleições

O PCB é um partido revolucionário, que visa a conquista do poder político pelo proletariado e trabalhadores em geral, em aliança com parte das camadas médias, a intelectualidade e a juventude, comprometidas com a luta revolucionária, para a construção de uma sociedade socialista, através da ruptura com o sistema capitalista. Sua base teórica para a ação é o marxismo-leninismo em toda a sua atualidade, riqueza, e diversidade. Nesta linha, o partido se define como um partido de militantes e quadros revolucionários que vão se formando na luta de classes, no processo de organização do proletariado, no estudo teórico do marxismo, da realidade brasileira e mundial e na perspectiva da construção da sociedade socialista, rumo ao comunismo.

O triunfo do socialismo não é um fato que acontecerá de forma natural ou inexorável, como afirmam algumas leituras mecanicistas da obra de Marx, mas sim uma possibilidade histórica que deve ser construída.

Como partido de militantes, privilegiamos o partido como instrumento de militância, de luta, de inserção nas massas e organização desta... Acreditamos em um processo dialético e contínuo de aprendizagem, em que nós aprendemos com as massas através da realidade objetiva e as massas aprendem conosco através do marxismo-leninismo. Portanto, de acordo com o nosso manual de Organização Partidária:

"O PCB não fará qualquer distinção ou confusão entre os termos 'militante' e 'filiado'. Militância é um conceito político. Filiação é um conceito jurídico. O PCB será composto apenas por seus militantes. Serão assim considerados os que atenderem aos seguintes critérios:

a) estar organizado e atuando em uma organização de base, após cumpridos os procedimentos estatutários de recrutamento;
b) cumprir com os deveres estatutários para com a estrutura do Partido;
c) participar das atividades de formação política e de finanças, além de outras concernentes à agenda política do PCB.


Por decisão de órgãos dirigentes, com a sua concordância, alguns desses militantes serão registrados como “filiados” na justiça eleitoral, com o único objetivo de serem possíveis candidatos a cargos públicos eletivos, em pleitos posteriores. No PCB, portanto, não haverá 'filiado' que não seja militante e que não esteja organizado em uma base. É a militância política e não a filiação jurídica que assegurará direitos e deveres estatutários, inclusive o de votar e ser votado nas eleições internas, para as instâncias ou representações partidárias. Os militantes do Partido são agentes políticos com iguais direitos e deveres.". (Ver Estatuto, capítulos I, II e III, para maiores informações)

Em resumo afirmamos que, para se filiar ao nosso partido, se faz necessário MILITAR em suas instâncias em consonância com nossa estratégia e tática. Nossa participação nas eleições se faz como parte de nossa militância, e apenas isto! Pensamos no horário político como mais um veículo para divulgarmos nossas idéias, assim como enxergamos o contexto eleitoral, que é quando as pessoas mais discutem política, como um momento para nos apresentarmos para a população (seja pelos meios institucionais das eleições, seja 'pegando carona' no tema). Não temos nenhuma ilusão sobre os processos eleitorais, que estão cada vez mais mercantilizados. Outrossim, Não admitimos "carreirismo" na política eleitoral! Nossos militantes registrados na justiça eleitoral são cientes de que a candidatura é do partido, e não pessoal; e das mesmas características é o cargo caso o militante seja empossado: as ações do militante empossado são deliberadas no seio do partido (repetindo: um partido de militantes), e não podem ser resultado da cabeça do empossado.

Portanto, são filiados os militantes tão somente alinhados ideologicamente com o partido, cuja militância é reconhecida. Não distribuímos fichas de filiação, e muito menos recrutamos pessoas que - às vezes bem intencionados, às vezes oportunistas - se apresentam para nosso partido oferecendo-se para lançarem-se candidatos a determinado cargo. Os anos pares, são anos eleitorais. Caso tenha chegado a esta página simplesmente a fim de procurar uma "sigla" para lançar sua candidatura como projeto pessoal de vida, por favor não nos procure.